Um encerramento em grande estilo preparado pelas servidoras da Câmara Municipal marcou a semana de comemoração às mulheres itaguarenses, na sede social do Clube do Conquistano. O evento foi aberto pelo presidente José Hilton que contou com a presença de autoridades municipais, familiares e amigos das homenageadas.

Em seguida a empresária Denise Luciana Rabelo Oliveira Lima palestrou sobre o tema: “Os desafios de uma mulher empreendedora”. A palestrante contou sua trajetória de vida e como superou as dificuldades para ter sucesso como cabelereira. Uma dinâmica foi feita com o público mostrando a necessidade de a mulher olhar para si mesma e se cuidar.

Ela pediu que cada pessoa que recebeu uma folha em branco desenhasse um coração e depois no verso escrevesse o nome da pessoa mais importante. Pediu que recortassem o coração manualmente, sem tesouras. Depois fez a pergunta: quem colocou o próprio nome como a pessoa mais importante da sua vida? Pouquíssimas levantaram a mão e Denise completou dizendo: “o formato todo irregular do coração recortado sem auxílio de tesouras mostra que mesmo com as nossas imperfeições seguimos em frente e que na maioria das vezes priorizamos quem está conosco na caminhada e esquecemos de nos cuidar. Que fique a dica para você mulher se lembrar que para cuidarmos de quem amamos precisamos cuidar primeiro de nós”.

Encerrada a palestra, teve início a entrega das placas de mérito às homenageadas indicadas pelos vereadores. Os textos ricos nos detalhes e cuidadosamente escritos para contar a trajetória de vida de cada uma delas deixaram a noite memorável e inesquecível, emocionando a todos. A comerciante Daura Nunes da Fonseca foi homenageada pelo vereador Carlos Cardoso.

A assistente social e ex-secretária municipal de Assistência Social, Marísia Aparecida Lara Freitas foi homenageada pelo vereador Carlos Lacerda.

A cozinheira Maria Francisca de Andrade foi homenageada pelo vereador Cássio Batista.

A aposentada e quitandeira Otília Isabel Souza Ribeiro foi homenageada pelo vereador José Francisco.

A professora Ivete Margarida da Silva foi homenageada pelo vereador José Hilton.

A pedagoga Ângela Maria Gonçalves de Oliveira foi homenageada pelo vereador Antônio Francisco.

A proprietária do ateliê especializado em vestidos de noivas, Renata Aparecida Tozzo foi homenageada pelo vereador Vandeir dos Santos.

A educadora Ivana Regina de Moraes foi homenageada pelo vereador Luiz Henrique Almeida, sendo representada por Paloma Marques.

A produtora rural Altiva Rabelo de Oliveira Fonseca (D. Zita) foi homenageada pelo vereador Marcelo de Souza.

Mais homenagens especiais foram concedidas às duas mulheres centenárias de Itaguara. Maria José de Lima nascida em 1º de janeiro de 1923, um século de sabedoria em forma de mulher. O prefeito Donizete Chumbinho entregou à Dona Maria a homenagem concedida pela Câmara.

E Maria da Aparecida Lima, também nascida em maio de 1923 e conhecida pela arte de fazer belas peças em crochê recebeu do presidente José Hilton a placa de mérito.

Após as homenagens especiais, foram entregues belas orquídeas à coordenadora do CVT Cássia Lima.

A professora dos cursos técnicos Renata Lopes, sendo representada pela colega de trabalho Luciana Maria que também foi presenteada.

E, por fim, fizeram uso da palavra a pedagoga Ângela Maria e a empresária Renata Tozzo que agradeceram a comenda legislativa.

Ainda fizeram considerações a respeito da importância da mulher em todos os setores da vida o vereador Luiz Henrique e o prefeito Donizete Chumbinho.

A assessora jurídica da Câmara Júlia Damaso e o presidente José Hilton que elogiou a equipe organizadora do evento, parabenizou todas as homenageadas, agradeceu a participação do público, encerrando a semana de festividades.